Monday, 11 de April de 2011
As chamadas pequenas empresas, constituem hoje a grande maioria das empresas formais no Brasil, responsáveis por 52,3% dos empregos com carteira assinada de acordo com BNDS, o que equivale a 13 milhões de trabalhadores. Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio a Micros e Pequenas Empresas, (SEBRAE), de cada 50 empresas constituidas no Brasil, 49 são MPE’s, porém está longe a realidade desse grande número de empresas se mostratem na mesma proporção de sucesso, ainda hoje, mais da metade dessas pequenas organizações fecham suas portas antes de completar 5 anos.
Com a economia aquecida, a expectativa de crescimento para as pequenas empresas é inevitável, mesmo com as fortes cargas tributárias impostas pelo governo, dificuldades de financiamento e altas taxas de inadimplência, o pequeno negócio sobrevive e se mostra em expansão. O que a acontece é o crescimento desordenado, desestruturado dessas pequenas empresas, o que reflete diretamente no insucesso e reforça a mortalidade pré matura do empreendimento.
Muitas são as causas que favorecem a mortalidade dessas empresas, as principais são: falta de planejamento, falta de gestão financeira e de pessoas, dificuldades de manter clientes, falta de gestão de processos, dificuldades de motivar a equipe e comprometê-la, falta de planejamento de marketing entre outras, além claro dos ingerenciáveis fatores vindos do macro-ambiente.
E nesse momento que em muitos casos a Consultoria faz a diferença. Pequenos empreendedores temem e se intimidam em procurar por esses serviços, normalmente o pensamento insiste, “isso não é para mim”, sou pequeno, isso é para grandes empresas. Se enxergando sempre como um “pequeno”, não permite que sua visão alcance a possibilidade de ser “grande”. Hoje uma consultoria a micros e pequenas empresas é totalmente acessível. O que chamamos de consultoria generalista, pode ser o grande diferencial para a empresa que busca o sucesso estável. Essa consultoria oferece a possibilidade de organizar desde um planejamento financeiro e de marketing até o menor processo interno da empresa, treinamento a colaboradores, além de orientações para funções do dia a dia.