FBarros Consultoria

Avenida 9, 284, Centro, Orlândia - SP, Cep: 14.620-000
16 3826.7072

Mercado de Trabalho e Qualificação Profissional

Tuesday, 21 de August de 2012

Mercado de Trabalho e Qualificação Profissional

No filme “Alice no País das Maravilhas”, a fala entre o Gato e Alice retrata o cenário que encontramos hoje no mercado de trabalho. Assim como as empresas que deixam a desejar com a falta de planejamento, os candidatos que sonham com a conquista do emprego também não percebem a necessidade de se planejar para alcançar seus sonhos e suas conquistas.

No filme, Alice se vê perdida, encontra o Gato e pergunta a ela
“Pode me dizer para onde devo ir”?,
“Isso depende de onde você quer ir”, responde o Gato,
“Francamente, para mim tanto faz” insiste Alice,
“Nesse caso, tanto faz o caminho que você seguirá”... termina o Gato.
“Para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve”!

Planejar-se para buscar um emprego, principalmente o primeiro, é de fato um grande diferencial. É comum encontrarmos candidatos que não sabem qual caminho devem seguir, nessa indecisão buscam por qualquer coisa, depois se não gostam do emprego, saem, se demitem ou são demitidos, e são rotulados pelo mercado. – “Esse não para em nenhum emprego”..., - “não gosta de trabalhar”... e tantos outros. Uma imagem ruim se destaca no mercado. Um planejamento aí faria a diferença. Saiba o quer, aonde quer chegar, o que gosta, e o que realmente te apaixona. Atirar para todos os lados vai acabar ferindo você mesmo.

Por outro lado as empresas procuram por profissionais, e embora tantos candidatos, as vagas não são preenchidas, falta mão de obra especializada, faltam profissionais capacitados e qualificados. Nos currículos dos iniciantes poucas experiências, nos currículos dos experientes poucos conhecimentos. O que fazer então? Qual o caminho a seguir?

O primeiro passo: Identifique-se, procure saber o que realmente gosta de fazer. Conheço pessoas que trabalham no setor de supermercados e que tem pavor de trabalhar aos finais de semana e até tarde da noite, mas tem a “necessidade” do trabalho, concordo! O bom profissional precisa entender suas necessidades, se ela fala mais alto, se supere, se segure no emprego, faça o seu melhor, enquanto isso procure se capacitar, comece a se planejar para uma conquista maior.

O segundo passo: Capacite-se, conseguir o primeiro emprego não é tarefa das mais fáceis. Busque pelos estágios, estão em alta, é possível conhecer o segmento e ter certeza de que realmente é bom pra você. Algumas empresas preferem estagiários para prepará-los e capacitá-los conforme a necessidade da organização.
O mercado exige qualificação, é comum encontrarmos currículos magros, segundo grau completo e noções básicas de informática. Recheie seu currículo, faça cursos complementares, assista á palestras, aprenda outros idiomas, e o mais importante, aprenda sobre liderança, as empresas buscam por profissionais líderes, com visão, que saibam lidar com processos e principalmente com pessoas.
Os cursos à distância oferecem a tranqüilidade de não sair de casa, mas não são menos expressivos ou importantes. A grande rede proporciona facilidades de qualificação com certificação, muitos reconhecidos pelo mercado, como os cursos on-line, encontrados no site da FGV, de 5 ou 7 horas, com muito conteúdo, vale a pena! Temos ainda os cursos técnicos, e profissionalizantes, oferecidos pelas ETECs, pelo SEBRAE, SENAC e SENAI, são muitas opções de Instituições profissionalizantes de grande aceitação no mercado.
Assim comece a traçar uma diretriz com rumo aos seus objetivos profissionais. Planeje-se, busque a tão sonhada universidade. Não se intimide com a idade, a qualquer momento da vida é hora de buscar pelo conhecimento.

Terceiro passo: Cuide de você, de sua imagem, do seu visual, aprenda a postura profissional. Um grande investimento é aplicar em seus traços, polir-se para o mercado, aprenda a falar corretamente e pausadamente, uma boa comunicação é porta de entrada para muitas empresas. Procure ter bons relacionamentos, inclusive em suas redes sociais, como Orkut, e facebook, muitas empresas buscam por informações na rede, por isso cuidado para não se expor em fotos ou fatos que possam denegrir sua imagem. Melhore sua letra e sua gramática, mantenha-se informado com assuntos importantes, esqueça um pouco a violência dos telejornais e preencha seu tempo com algo que desenvolva a cultura, bons programas de televisão, boas revistas e bons livros. Mude o visual sempre, mas não esqueça que o sorriso e a educação devem ser permanentes.

Quarto passo: A valorização. Qualificado e capacitado e hora de saber expor-se como profissional. Redija seu currículo com clareza e objetividade. Identifique-se com seu nome, endereço, telefone, (inclusive celular),e-mail e sua idade. Principalmente em pequenos centros, a filiação se torna importante para identificar a família, que se liga a valores e caráter, fator hoje valorizado pelas organizações. Em seqüência, exponha a área de seu interesse, sua formação acadêmica, participação em seminários, se defendeu teses, ou TCC, trabalho de conclusão de curso. No histórico profissional, suas habilidades e qualificações, cursos complementares, palestras e congressos que tenha participado. Detalhe seus três últimos empregos, seu cargo, suas principais funções e motivo de sua saída. No caso do primeiro emprego, deixe claro o interesse em fazer parte da equipe de trabalho.

Na entrevista de emprego se atente a alguns detalhes importantes e não perca a chance de se mostrar como um profissional diferenciado. Lembre-se, a primeira impressão é a que fica. Antes da entrevista procure saber sobre a empresa, sites, revistas podem ajudar. Chegue com antecedência e observe detalhes, como atendimento e postura dos colaboradores. Perceba os costumes, cultura e valores que a empresa se identifica. Vai ajudar.

Se vista de acordo com a ocasião, roupas discretas. Bermudas, chinelos, as famosas “rasteirinhas”, deixe para os momentos de descontração, uma entrevista de emprego exige um pouco mais de formalidade. Evite também os bonés e piercings. Para as mulheres, os cabelos bem penteados, maquiagem leve, unhas bem feitas. Para os homens, barba feita ou bem cuidada, unhas limpas, tudo isso demonstra sua postura e enriquece sua imagem. Fale com clareza, evite gírias que o entrevistador possa não entender. Se a entrevista for escrita, escreva de forma legível e evite abreviações e linguagens de internet. O resto é com você!

Não se sinta perdido como “Alice”, embora aqui não seja o país das maravilhas, as oportunidades aparecem, é bom estar preparado, o futuro te espera com muito sucesso!

Fernando Barros (Revista Comunique, Março 2013)

veja também