sábado, 11 de maio de 2013
Uma empresa deve se basear em quatro pilares, os quais são relevantes para a administração e gestão de um negócio. Todos eles envolvem o que chamamos de PLANEJAMENTO.
1. Saber Comprar – Gestão de Compras
2. Saber Vender – Conhecer as necessidades de faturamentos e criar estratégias de crescimento
3. Saber Receber – Efetivar as cobranças, receber em dia e atualizar valores
4. Saber Controlar – Controle das compras, dos recebimentos, das despesas, operacionalizar o fluxo de caixa.
O ramo de varejo, composto por lojas de confecções, calçados, farmácias, perfumarias, bares, restaurantes, papelarias e outros segmentos ou empresas de produção e prestadoras de serviços, vêm sofrendo com o que chamamos de falta de gestão empresarial, essa difícil tarefa de gerir o negócio em seus aspectos mais simples e mais complexos tem deixado pequenos empresários num beco sem saída, o mercado muda a cada momento, a gestão de antes em seus moldes antigos, já não servem mais para momentos de competição acirrada e clientes extremamente exigentes, e o mais difícil, lidar com uma equipe de trabalho que conhece bem seus direitos, mas pouco seus deveres, para isso cada detalhe da empresa deve ser conhecido, dados antes desvalorizados podem servir de alerta para a organização de estratégias de crescimento.
É comum empresários que incham seus estoques com compras excessivas, porém não se utilizam de estratégias de vendas proporcionalmente efetivas, ao mesmo tempo vendem a prazo, em carteira de clientes e fichas, financiam o cliente em 30, 60, 90 ...dias ou mais, e não tem capital de giro, nem caixa suficiente para o volume aplicado. Pagam juros de banco, empréstimos, mas não cobram juros de atraso. Não conhecem seus números, quantos clientes atendem no mês, ou semanalmente, não conhecem o ticket médio do cliente, não apuram resultados, não conhecem seus lucros e formam seus preços baseados simplesmente num markup imposto pelo mercado.
Mais ainda, sem sistema operacional, na maioria dos casos desconhecem o valor de estoque, o ponto de equilíbrio de sua empresa, pois não trabalham com o contas a pagar, não projetam fluxo de caixa, não efetivam as cobranças do contas a receber, mas sabem no final de cada mês que as vendas e recebimentos não foram suficientes para saldar dívidas, fazer compras e realizar as retiradas pró-labore. ambém neste contexto não controlam caixa, bancos e se perguntam sempre pra onde vai o meu dinheiro?
Administrar uma empresa é coisa séria, é preciso tempo, conhecimento, atualização. Nossa proposta é uma solução de baixo custo, um acompanhamento do seu negócio através de controles e análises em planilhas de Excel, ou em sistema (software), passando por todos os estágios de planejamento e gestão. Faça um contato sem compromisso, na primeira reunião é possível abrir uma visão estratégica e definir alguns passos futuros, sem custo algum para sua empresa.
Colocamo-nos a sua inteira disposição.